28 julho 2008

Piquenique

no campo com cheiro a maresia.
Quando eu era miúda, passava os meses das férias de Verão em casa da minha avó! Ricas férias! Praia todos os dias, andar de bicicleta, as festas na aldeia, os primos e os tios que moravam nas Caldas da Rainha vinham passar um mês de férias lá a casa da avó, o que significava sempre mais brincadeira... ao lado da minha avó morava uma tia (irmã dela) que tinha 8 filhos... também eles vinham passar as férias ali... quando nos juntávamos para ir para a praia éramos sempre muitos... era uma galhofa!!! Todos os anos, em Agosto, fazíamos um piquenique... "O piquenique da família", como lhe chamávamos... íamos sempre para os lados da Foz do Arelho e éramos mesmo muitos!!!
Depois os primos mais velhos foram casando, tendo filhos e fazendo a sua vida e deixando de ter tanto tempo... os mais novos, estudando na faculdade, começando a trabalhar, foram também deixando de ter tanto tempo... e fomo-nos afastando e deixando de ver com tanta frequência...
De há 2 anos para cá decidimos voltar a encontrar-nos, pelo menos uma vez no ano, e voltou a surgir a ideia do piquenique.
Há 2 anos, tinha a Marta 2 meses apenas... ainda no carrinho de bebé, foi só comer e dormir o tempo todo.
O ano passado, já com 1 ano, tinha começado a andar, não podia sentir areia nos pés que desatava num pranto.
Este ano, com 2 anos e toda a energia que lhe é característica, não parou um segundo e surpreendeu-me em muitos aspectos:
- chegou, e mesmo com tanta gente estranha para ela, não se agarrou às minhas pernas como é costume;
- andou descalça, em cima das agulhas dos pinheiros, com resina agarrada aos pés, com a maior das descontracções;
- brincou com a Violeta, uma gatinha de 3 semanas, que no fim do dia o Filipe descobriu que afinal era um gato e não uma gata... ainda sugerimos que passasse a chamar-se Jasmim, mas a dona ficou tão triste com a descoberta que se recusou a mudar-lhe o nome;
- mal dormiu a sesta, porque dias não são dias e afinal tinha era que aproveitar a companhia boa e o espaço agradável para brincar!

Sem comentários: